(imagem:nautica.com)

(imagem:nautica.com)

Os japoneses são famosos pelos projetos inovadores e pelo uso de novas tecnologias para conseguirem os melhores resultados. Sendo um país que já passou por alguns desastres naturais, desta vez os japoneses usaram isso ao seu favor.

Está sendo realizado vários testes no protótipo chamado “usina eólica de tufões” projeto idealizado pelo inventor  Atsushi Shimizu.

De acordo com o próprio inventor, as usinas são capazes de gerar cerca de 50 anos de energia apenas com os ventos gerados pelos tufões. Para isso é necessário o uso de várias turbinas funcionando ao mesmo tempo dentro de uma usina.

A diferença entre o que esse protótipo pretende e as atuais fontes de energia eólica torna-se evidente já que o protótipo continuaria em pleno funcionamento mesmo se o vento mudasse de direção, isso é possível graças aos eixos omnidirecionais.

Outra diferença é que as lâminas poderão ser controladas para que não comecem a girar sem controle.

O projeto foi desenvolvido pensando em um país que sofreu algumas vezes com a destruições realizadas pelos tufões, e vendo nisso uma oportunidade em cima do que deveria ser uma fraqueza.