O robô chamado iPal ficou conhecido por passar a ideia de uma “babá”, a fim de auxiliar os pais quando não puderem dar atenção para o filho. Disponível na China, o modelo promete chegar em breve aos Estados Unidos.

iPal foi desenvolvido pela AvatarMind, a ideia da empresa era desenvolver um robô que fosse “interessante” aos olhos das crianças.
Através de uma tecnologia de aprendizagem, o iPal guardará as preferências e interesses das crianças, ajudando inclusive a aumentar o conhecimento da criança sobre algum assunto de seu interesse. Ele conta também com sensores para detectar o toque e a emoção, respondendo ao que as crianças estão sentindo.

fonte: avatarmind

fonte: avatarmind

Com a ajuda de um aplicativo, os pais podem acessar as fotos das crianças que são tiradas instantaneamente pelo iPal ao logo do dia, além de outros recursos que permitem saber se a criança já acordou, escovou os dentes, entre outros.
Possuindo uma tela LCD de 6 polegadas , ele vem com aplicativos para contar histórias e responder a perguntas feitas por crianças. Vale lembrar que o robô é indicado para cuidar de crianças de 3 a 8 anos por cerca de duas horas.
Como todo projeto desse nível, a nova invenção foi alvo de críticas. Em 2008, o professor Noel Sharkey, da Universidade de Sheffield, escreveu um artigo alertando sobre os perigos que um robô babá poderia causar, privando as crianças do contato humano e desencadeando impactos psicológicos. Estamos no aguardo de comentários de quem passou por alguma experiência com o novo iPal.

Fonte: olhar digital