Localizada a quase 190 km da capital paulista, a cidade Águas de São Pedro permite que motoristas descubram onde há vagas livres para estacionar, através de um aplicativo para celulares. Isso é possível graças a um conjunto de sensores instalados em todas as paradas do município, que conseguem detectar em tempo real a presença ou a ausência de um veículo.

fonte: bitmag

fonte: bitmag

Os postes de iluminação pública do local conseguem ajustar sua própria luminosidade de acordo com a necessidade, apagando e acendendo automaticamente na presença de um pedestre. Essas tecnologias fazem com que Águas de São Pedro seja um perfeito exemplo de cidade inteligente.

O termo se refere ao uso de tecnologias da informação para melhorar a relação dos governantes e dos cidadãos com sua cidade.

Tudo surgiu graças a outro conceito tecnológico, chamado Internet das Coisas (IoT),que tem como objetivo levar conectividade para objetos considerados banais para o nosso cotidiano.

 

Mônaco: um microestado inteligente

Em uma cidade inteligente é possível alertar rapidamente as autoridades caso algum serviço ou estrutura pública não esteja funcionando corretamente, através de seu smartphone. Exemplo: pense em dirigir seu carro e ser alertado pelos semáforos caso haja um acidente em determinada rua, podendo se planejar para uma rota alternativa.

O microestado de Mônaco é um exato modelo de cidade inteligente. Em parceria com a Bosch, o governo possibilita a conexão da população com o poder público. Com isso, as autoridades conseguem alertar os civis sobre o trajeto dos caminhões de lixo, orientando os motoristas a escolher um outro caminho. Além disso, câmeras detectam movimentações incomuns de veículos e pessoas.

Fonte: Tecmundo