(imagem:asahi-kasei.co)

(imagem:asahi-kasei.co)

Em seu princípio foi idealizado para o uso na área de robótica, porém o acessório chamado de Roboden pode ser utilizado também em fones de ouvido ou carregadores.

Segundo sua fabricante Asahi Kasei o cabo elétrico pode esticar cerca de 40% do seu comprimento até atingir o limite. Desenvolvido para robótica onde os cabos precisam realizar muitas curvas.

Normalmente é comum que cabos fiquem presos em instalações isso se deve ao fato que ele precisa ser construído junto a estas instalações para que não ocorra esse tipo de problema. O cabo elástico foi desenvolvido para seguir ao redor do corpo do robô e se esticar caso for necessário.

A parte interna do Roboden é revestida por um elástico e o fio elétrico passa em torno do núcleo elástico por meio de uma espiral. Cobrindo ele, uma nova camada de elástico é utilizada. Este fio em espiral é para ter espaço dentro do fio, e assim que ao passar pela parte interna de algum robô ele seja maleável.

O possível uso do cabo em acessórios tecnológicos traria mais comodidade aos usuários, afinal são recorrentes os relatos sobre queda de smartphones por conta de cabos que não esticam, ou pelo tamanho reduzido.

Outros possíveis lugares para implementar o Roboden seria em carregadores, cabos USB, e até em cabos HDMI.