O que é Mainframe?

Mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. – Wikipédia.

Com inscrições abertas para a 10ª edição do concurso Master the Mainframe Brasil até o dia 31 de Dezembro e sem taxa de inscrição.

Com quatro mil vagas disponíveis e com participantes de mais de 38 países, a IBM busca atrair estudantes interessados em desenvolver habilidades de programação na plataforma Z Systems.

Entendendo o concurso…

Com início no dia 10 de Outubro (ainda com chance de inscrição mesmo depois do início), o concurso se divide em três partes:

  • Nível básicoIBM's new z10 mainframe computer packs the computing power of 1,500 PC-style servers while using 85 percent less electricity and occupying 85 percent less floor space. The all-new z10 is IBM's first mainframe purpose-built to handle the exploding demand for digital transactions enabled by the Internet, a trend which is creating crowded, over-burdened corporate data centers -- computer rooms which process everything from consumer banking transactions to drivers' license forms. (Hand Out- Photo Credit: IBM)

Sendo essa a primeira etapa, ela apresenta a plataforma Mainframe e mostra alguns comandos ao usuário.

Será exigido do participante conhecimento básico de TSO (Time Sharing Option) e ISPF (Interactive System Productivity Facility) para a realização tarefas e desafios.

  • Nível intermediário

Sendo essa a segunda etapa, o nível de exigência fica maior. O candidato precisa ter domínio suficiente para que consiga desenvolver tarefas mais complexas.

O candidato deve apresentar alguns aspectos mais práticos de sistemas de programação e desenvolvimento de aplicações no Mainframe.

  • Nível avançado

Essa etapa exige muito do candidato, ele pode interagir de forma mais intensa com a plataforma e faz com que o candidato vivencie os desafios do mundo do TI.
Sendo já a 10ª edição, esse concurso já atingiu mais de mil escolas em 70 países no decorrer de todas as edições.

 

Fonte: idgnow
Fonte imagem: IBM