Sensações de náusea, dores de cabeça, enjoo e cansaço visual são possíveis efeitos colaterais ligados ao uso de aparelhos de realidade virtual. Isso não quer dizer que todos que utilizam essa nova ferramenta, sentirão as mesmas coisas.

“Por que fico enjoado?”

Uma explicação para a náusea é a confusão que a realidade virtual provoca no cérebro. Isso pode ocorrer se alguém usar óculos simulador enquanto estiver sentado, por exemplo. Como a movimentação sentida não vale para o corpo inteiro, a pessoa fica enjoada.

Efeitos Psicológicos

Jogos não tornam as pessoas mais violentas, mas pesquisas apontam que quem joga games de tiro pode se tornar mais anestesiado em situação de agressão na comparação com quem não joga.

Uso em tratamento de fobia

Indivíduos que sofrem de fobias como medo de avião, de altura ou de insetos podem se beneficiar de tratamentos feitos com base em simulação feita por meio de realidade virtual. O realismo da experiência ajuda.

Recomendações dos Fabricantes

  • Menores de 13 anos não devem usar os aparelhos;
  • Não use se você está sentindo cansaço, sonolência, sob efeito de drogas ou álcool. Se tem problemas digestivos, está sob estresse, ansiedade ou tem gripe, resfriado, dor de cabeça.
  • Consulte um médico antes: grávida, idosos, possui transtornos psiquiátricos, problemas cardíacos, anomalia de visão binocular ou doenças crônicas graves;
  • Faça uma pausa de 10 minutos a cada 30 minutos do uso de óculos;
  • Interrompa o uso se tiver: convulsões, perda de consciência, cansaço visual, espasmos nos olhos ou em outros músculos, movimentos involuntários, anormalidades visuais, tontura, desorientação, dificuldade de equilíbrio, suor excessivo, aumento de salivação, náusea, tontura, sonolência, fadiga ou enjoo.

 

Fonte: g1