Visto que o serviço de DHCP não é instalado inicialmente pelo Windows, o primeiro passo é mesmo o da sua instalação:

  • Para tal basta ir ao menu Iniciar, Painel de Controle, Adicionar ou remover programas, Adicionar/remover componentes do Windows .
  • Surge um quadro onde se poderá selecionar quais os componentes que queremos adicionar ao Windows. O serviço de DHCP encontra-se dentro de Serviços de funcionamento em rede.
  • Selecione esta opção e depois clique em Detalhes. Caso não tenha copiado o diretório de instalação do Windows para o disco é necessário ter consigo o CD de instalação, pois este irá necessitar de alguns arquivos para poder concluir a instalação com êxito.
  • Depois de instalar o serviço irá aparecer no Menu Iniciar, Programas, Ferramentas Administrativas um novo atalho para o DHCP.
  • Entramos então no console de configuração do DHCP , onde somente existe a informação do nome do servidor, domínio e endereço de IP do servidor.
  • Para criarmos o nosso scope de DHCP basta carregar com o botão direito do mouse em cima do ícone do servidor e selecionar Novo domínio e preencher os campos que são solicitados pelo assistente.

Vamos verificar a configuração do servidor DHCP nas imagens seguintes de forma a tornar-se mais simples de compreender.

 

Criação de um novo domínio

O primeiro campo a preencher é o da identificação do Domínio. Este campo é bastante importante, pois uma clara identificação do Domínio facilitará a administração e tornará mais fácil a resolução de problemas futuros. O passo seguinte é o de configurar qual é o intervalo de IP que iremos atribuir às máquina clientes.

 

Atribuição do intervalo de IP

No quadro seguinte temos a oportunidade de selecionar, caso seja necessário, quais os IP que, embora pertencentes ao intervalo por nós selecionado, não vão ser atribuídos pelo DHCP . Esta função é muito útil, pois poderá haver outros servidores, routers ou até impressoras que necessitem de ter um IP fixo, evitando assim conflitos de IP. A exclusão dos IP pode ser feita por intervalos ou por IP individuais.

 

Exclusão de IP

Segue-se o quadro que nos vai permitir definir por quanto tempo é que o cliente vai manter o seu IP. É preciso ter algum cuidado ao selecionar o tempo pelo qual o IP é válido, principalmente se se tratar de uma rede com um elevado número de clientes, pois podemos correr o risco de o servidor ficar sem IP para atribuir. É aconselhável um tempo de aluguer mais elevado para situações de redes onde há um número fixo e permanente de computadores, como pequenas empresas, e um tempo menor para redes onde o número de computadores não é fixo e existam portáteis, como escolas, universidades e grandes empresas.

 

Atribuição da duração de concessão de IP

Em seguida nos é perguntado se queremos que o DHCP atribua aos clientes os endereços de IP de routers, gateways, servidores DNS e WINS que possam existir na rede.

Como o propósito deste serviço é atribuir automaticamente as definições da rede, vamos permitir ao servidor o envio dos dados referidos no parágrafo anterior.

 

Atribuição do IP do router

Como exemplo, iremos configurar o router com o IP 192.168.0.250. O servidor de DNS será o próprio servidor, que terá o IP 192.168.0.254, e deixaremos em branco o servidor WINS.

 

Configuração do servidor de DNS e respectivo nome de domínio

O passo seguinte é ativar o domínio, pois se este não for ativado o DHCP não irá funcionar. Terminamos assim as configurações básicas do serviço de DHCP.

 

Ativar o domínio

Depois de o domínio estar criado podemos facilmente geri-lo e alterá-lo, bastado para isso fazer clique com o botão direito do mouse sobre o parâmetro a alterar. É também agora que podemos realizar a configuração estática especificando que queremos que um determinado IP seja sempre atribuído à mesma máquina, ou seja, reservar endereços de IP. Basta para isso carregar com o botão direito do mouse em Reservar e selecionar Nova reserva . Surgirá um quadro onde poderemos indicar o MAC Address do computador para o qual reservaremos o respectivo IP.

 

Reserva de IP

Desta forma temos o serviço DHCP ativado, ou seja, os computadores clientes passam a receber do servidor o número de IP, a porta de ligação e o DNS.