Alunos do curso técnico em Informática das Escolas e Faculdades QI de Viamão (RS) resolveram colocar suas ideias em prática para ajudar um colega com deficiência visual, e criou uma impressora Braille que facilitará a inclusão dos deficientes visuais no meio acadêmico.

A impressora não utiliza cabos e é acionada por voz através do celular. O usuário pode ditar um texto, que será impresso em Braille  ou por voz, indicar o nome do arquivo que deseja que seja impresso. As impressoras atuais com essa tecnologia geralmente custam de 3 a 4 mil reais e ainda são de difício manuseio. A ideiafazer com que a impressora chegue ao mercado com um preço acessível de aproximadamente 500 reais.

Para acionar a impressora basta ter o aplicativo do produto, que é compatível com celulares Android. O projeto exigiu pesquisa profunda, trazendo benefícios inclusive para seus desenvolvedores.

Durante a 31ª Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec 2016, que aconteceu em outubro em Novo Hambugo, os projeto recebeu quatro prêmios: Inovação Tecnológica; Professor Orientador Destaque, para Rodrigo Moreira Barreto; 1° lugar na categoria Ciências da Computação; e prêmio Intel de Inovação – destaque feminino da Mostratec, para Josiane Cristielly de Oliveira Giannechini.

O produto está em fase de protótipo e registro. A busca agora é para encontrar um investidor ou organização não governamental que se interesse em oferecer apoio ao projeto.

 

 

Fonte: idgnow