download-1

O incrível Robô foi criado por uma equipe de cientistas da Bélgica, da universidade Ku Leuven.
Pela primeira vez uma equipe de cirurgiões oftalmologistas utilizaram o robô para retirar um coágulo sanguíneo, e foi um sucesso. A oclusão da veia faz com que a visão fique reduzida e leve a cegueira. E antes dessa cirurgia os médicos só poderiam adiar seus efeitos com injeções mensais no olho, pois a veia retiniana em si é cerca de 0,1 milímetros de largura. Muito fina para injeções manuais quando o medicamento tem que ser administrado por 10 minutos em linha reta.

O professor Peter Stalmans, cirurgião ocular da University Hospitals Leuven, disse:
“O tratamento atual para a oclusão da veia da retina custa à sociedade € 32.000 por olho. Este é um preço elevado, considerando que você está apenas tratando os efeitos colaterais e que há pouco mais que você pode fazer do que evitar a redução da visão. O dispositivo robótico finalmente Nos permite tratar a causa da trombose na retina. Eu olho para frente para o que está próximo: se tivermos sucesso, vamos literalmente ser capaz de fazer os cegos ver novamente”.

Para isso que os pesquisadores criaram um robô que pode ajudar um cirurgião a inserir a agulha precisamente e assim, mantê-lo perfeitamente imóvel. Eles também projetaram uma agulha de 0,03 milímetros, que é três vezes mais finado que o cabelo humano, necessária para injetar a droga na veia minúscula.

retinal-vein-robot02

 

A cirurgia foi apenas parte da primeira fase do ensaio clínico do método. Os cirurgiões têm de replicar o sucesso do procedimento em outros pacientes e, em seguida, estudar seus efeitos na segunda fase do ensaio.

 

Fonte/imagem: Engadget