Nas corridas, segundos são importantes. Uma fração de segundo pode ser a diferença entre vitória e derrota. Ao escolher uma roupa para essas competições, muitos atletas escolhem as que lidam melhor com a transpiração do corpo, mas isso está prestes a mudar.

Umas equipe de engenheiros da Harvard criaram bermudas robóticas que reduzem o tempo final de realização de uma maratona de 9:14 minutos para 8:49 minutos.

Os shorts fazem parte de um sistema de exosuit maior que os pesquisadores têm em mente.  Acrescentando força e tensão aos músculos do quadril e das pernas à medida que eles são ativados, reduzindo o custo metabólico geral de uma corrida em 5,4 por cento.

O intuito é de calibrar os shorts de corrida – em vez de aplicar força à medida que o quadril se estende completamente durante uma corrida, a bermuda robótica desloca essa força para um pouco mais tarde no passo. Essa técnica duplicou a eficácia dos shorts.

“Nossa descoberta apóia uma mudança de paradigma em direção ao conceito de que a imitação de nossa compreensão atual da biologia não é necessariamente sempre ótima”, diz o artigo.

O estudo dessa nova tecnologia continua e ainda não tem pretensão de ser lançada no mercado, mas a “exobermuda” recebe apoio da DARPA e de outras empresas.

“Nosso objetivo é desenvolver um sistema portátil com uma alta relação de potência para peso, de modo que o benefício de usar o terno compense muito o custo de usá-lo”, disseram pesquisadores. “Nós acreditamos que esta tecnologia pode aumentar o desempenho de atletas recreativos e / ou ajudar com recuperação após lesão”.

 

Foto: Google

Fonte: TM