O Reconhecimento facial está sendo utilizado para diversos propósitos no ramo da tecnologia. O mais novo recurso é para saber o nível de dor dos animais, quem tem animal de estimação entende o quanto é complexo saber se seu animalzinho está com dor.

A nova tecnologia pretende ajudar os veterinários mostrando por meio das expressões no rosto do animal. Testado em ovelhas a ferramenta criada por pesquisadores da Universidade de Cambridge garante uma taxa de acerto de 67%.

Quando uma ovelha está doendo, faz certas expressões faciais previsíveis. É tão confiável, de fato, que os cientistas recentemente introduziram a Escala de Expressão Facial de Ovelhas (SPFES) para determinar facilmente a quantidade de dor que uma ovelha sente. No entanto, treinar humanos para ler essas expressões faciais e tiques é demorado. Por isso o software será necessário.

Os estudos ainda continuam para aumentarem as estatísticas. A equipe acredita que pode aumentar a precisão com mais dados, e que esta técnica pode ser ampliada para se aplicar a outros animais.

Foto: Google

Fonte: TM