É mais comum ver uma criança andando de bicicleta, brincando de boneca ou jogando no celular? Segundo uma pesquisa realizada pela AVG Technologies 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade conseguem jogos no computador, mas apenas 14% são capazes de amarrar os sapatos sozinhas.

Quando tratamos do Brasil, os dados são bem surpreendentes também, 97% das crianças entre 6 e 9 usam a internet e 54% têm perfil no Facebook. Atualmente poucos pais se preocupam com o assunto, ainda há pai que defenda o uso da tecnologia, pelo fato das crianças “incomodarem” menos.

Mas alguns especialistas garantem que ações como essas, podem trazer problemas no futuro. Acredita-se que superexposição da criança a internet pode levar ao déficit de atenção, obesidade, privação de sono, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade, problemas em lidar com sentimentos como a raiva e o risco de dependência por tecnologia.

Há alguns anos as crianças sonhavam em ganhar carinhos de brinquedos, bonecas e bicicletas, hoje o objeto de desejo é o celular mais moderno. Por conta de todos esses fatores a Academia Americana de Pediatria recomendou limites para o contato das crianças com todo tipo de mídia, para eles, o ideal é que antes dos 2 anos de idade, as crianças não tenham contato nenhum com as novas tecnologias, depois dos 2 anos de idade o contato com esses aparelhos devem ser por tempo limitado. Até os 5 anos devem ficar no máximo 1 hora na frente desses aparelhos e para crianças entre 6 a 12 anos o contato seja apenas de 2 horas.

O ideal é que a criança busque sozinha pela tecnologia, não que os responsáveis apresentam. A tecnologia faz parte do mundo em que vivemos, mas é primordial que a criança viva a sua infância e aprenda tudo no seu devido tempo.

Fonte: Suporte Gratuito

Foto: Suporte Gratuito