Vivemos em um mundo cada vez mais expositivo. Em tempos de exibicionismo, quem tem mais, é melhor. As pessoas querem mostrar o carro novo que compraram, se gabar do emprego dos sonhos e até compartilhar aqueles quilinhos a menos que perderam. Porém, cada atitude dessas, pode ser utilizada de forma negativa por criminosos.

Ao postar uma foto ostentando um carro novo, essa pessoa está dando brecha para que usuários da rede que não lhe conhecem vejam a sua qualidade de vida. Assim como, quando publica em qual empresa trabalha e o cargo que exerce na mesma, permite indiretamente que façam especulações sobre seu nível salarial.

Em 2010, um caso chamou a atenção da polícia pelo modo que os sequestradores descobriam a rotina das vitimas: os criminosos escolhiam as vitimas sem sair de casa. Tudo pelas redes sociais. A quadrilha passava horas na internet procurando pessoas de classe social alta. Observavam fotos, veículos pessoais, passeios que faziam e outros sinais que indicavam sua condição financeira. Tudo servia de informação para os bandidos que planejaram o crime.

A divulgação de imagens íntimas até mesmo de biquíni na praia, pode deixar esse adulto em evidencia de forma negativa, podendo passar pelo constrangimento de ter suas fotos circulando pela rede ate chegar às mãos de criminosos, podendo ser utilizadas para sites de prostituição mesmo sem autorização do dono da imagem. E essas fotos íntimas de biquíni, podem afetar diretamente na contratação para um emprego, já que muitas empresas vasculham redes sociais para conferir o perfil dos candidatos.

Exemplo disso foi uma juíza, que em 2014, foi seriamente criticada nas redes sociais após postar uma foto em que aparecia de biquíni. Podemos relatar também, o caso da blogueira de moda britânica que teve suas fotos de biquíni, postadas em páginas de pornografia dos Estados Unidos.

O Suporte Gratuito reforça, todo e qualquer crime na internet deve ser denunciado. A SaferNet, ONG brasileira que defende os direitos humanos na internet, oferece um serviço gratuito para orientar vítimas de perseguição virtual. Mas também se deve tomar muito cuidado com o que se publica na rede, para evitar problemas futuros.

Foto: Google

Fonte: Suporte Gratuito