Os designers dos nossos smartphones, tablets e telas de laptop foram capazes de criar luzes incrivelmente poderosas. Essas telas brilham o suficiente para serem vistas durante um dia ensolarado. À noite, eles são tão fortes que  foram comparados  a uma “pequena janela” que a luz do dia pode comparecer.

É por isso que olhar para o telefone à noite é uma ideia terrível.

Nossos corpos, naturalmente, seguem um ciclo que nos permite ficar acordados e alertas durante o dia e nos ajuda a obter um descanso essencial durante a noite. Mas quando olhamos para essas telas enquanto estamos nos preparando para dormir, nossos cérebros ficam confusos. A luz brilhante pode fazer com que o cérebro pense que é hora  de parar de produzir melatonina, um hormônio que dá ao organismo o tempo de dormir.

Ao interromper a produção de melatonina, a luz do smartphone pode interromper o seu ciclo de sono, quase como uma desaceleração artificialmente induzida. Isso torna mais difícil cair e ficar dormindo – o que pode levar a sérios problemas de saúde.

Para combater este problema, os designers de aplicativos criaram  programas como flux  e o modo Shift noturno da Apple, que ajustam os tons de luz emitidos pelas telas em determinados horários do dia para remover a luz azul brilhante da tela. Mas os resultados ainda não foram comprovados.

Mesmo que tais mudanças se revelem úteis, os especialistas dizem que muitas outras coisas que fazemos com nossos telefones também não são propícias para dormir. Se você está tentando se preparar para a cama e um dia de trabalho, o email de trabalho aparece, isso pode destruir seu sono ainda mais do que encerrar sua produção de melatonina.

A melhor aposta é se afastar das telas antes de adormecer. Pelo menos, tente mantê-los fora de sua cama.

Foto: Google

Fonte: TM