As altas temperaturas no verão podem diminuir a vida útil de celulares e notebooks. Por isso, lhe daremos algumas dicas para evitar o desgaste de seus aparelhos eletrônicos. Confira:

Quedas de energia

Durante o verão, as fortes chuvas podem gerar instabilidades no fornecimento de energia. Por isso, fique atento às tempestades pois, as quedas de energia podem estragar eletroeletrônicos como TVs, computadores, caixas de som e microondas de sua casa.

Ao perceber a instabilidade elétrica, prefira desconectar os eletrônicos da tomada para prevenir quaisquer danos. Caso você deseje continuar usando os equipamentos, vá em busca de estabilizadores, filtros de linha e nobreaks. Esses aparelhos são capazes de proteger eletrônicos da variação de energia.

Calor excessivo

Evite manter seus eletrônicos expostos ao sol. A temperatura dos aparelhos pode se elevar e ocasionar o derretimento de componentes internos de seu smartphone ou notebook, por exemplo. O calor excessivo pode, ainda, atrapalhar o funcionamento pleno e a vida útil das baterias.

Desabilite recursos

Funções como Bluetooth, dados móveis, localização e Wi-Fi, quando habilitadas podem aquecer o celular. Então, habilite e desabilite essas funções somente quando houver necessidade de usá-las. O modo “economia de energia” pode ajudar a frear o superaquecimento do smartphone pois diminui o consumo da bateria e desabilita (temporariamente) aplicativos pouco usados.

Deixe o eletrônico respirar

Independentemente da estação do ano, é importante que você permita que seus aparelhos respirem. Evite usar os eletrônicos por muito tempo sem pausas, pois o sistema interno se aquecerá. Prefira deixar seus aparelhos em locais arejados. Assim, o calor neles retido se dissipará e a máquina terá desempenho melhor.

Fontes: Canal Tech, TT

Imagem: Google