lego

Quando pensamos em Lego lembramos muito de infância. Se você já viu você reconhece aquelas pecinhas tradicionais de 2×4 que possibilita a criação de numeras coisas.

A LEGO em 1974 respondeu essa pergunta, quando um grupo de matemáticos conseguiu chegar a uma resposta que foi de 102.981.500 combinações.  O matemático Soren Eilers achou que era possível formar mais combinações, assim resolveu estudar a metodologia criado pelos caras que chegaram à resposta de 1974.

Foi então que Eilers descobriu que o cálculo feito há alguns anos considerou apenas um tipo de empilhamento e que, portanto, o resultado era pequeno. Para descobrir a resposta, Eilers criou um programa de computador que era capaz de considerar todos os tipos possíveis de empilhamento – o programa trabalhou por uma semana até chegar a um novo resultado: 915.103.765 combinações.

Nunca satisfeitos com as respostas mikkel abrahamsen um aluno de Eilers que estava no Ensino Médio revolveu criar outro programa que tinha uma forma diferente de calcular as combinações. Quando seu segundo programa concluiu seus cálculos ele se deu por satisfeito, pois a resposta foi igual ao primeiro programa. Assim fazendo uma prova real do valor.

Só para você ter ideia, o programa precisa de três semanas para calcular o número de combinações possíveis com oito bloquinhos, e, de acordo com o matemático, precisaríamos de anos para calcular um resultado para nove ou dez bloquinhos: “talvez centenas de anos”, ele disse.

 

Fonte: Tecmundo