Outro ciberataque em grande escala afetou milhares de computadores em todo o mundo nesta quarta-feira (17), afirma especialistas em segurança cibernética. O objetivo desse novo ataque é roubar moeda virtual em grande escala.

Esse novo ataque, conhecido como “Adylkuzz”, se instala em equipamentos através da mesma falha do sistema operacional Windows utilizada pelo WannaCry. Entenda mais sobre o “WannaCry”, ataque que ocorreu na sexta-feira (12).

Dessa vez, o Adylkuzz age de forma mais silenciosa e cautelosa para conseguir dinheiro de usuários. “Utiliza com mais discrição e para diferentes propósitos ferramentas de pirataria recentemente reveladas pela NSA e a vulnerabilidade agora corrigida pela Microsoft”, afirma Nicolas Godier, pesquisador e especialista em segurança cibernética da Proofpoint. Ao citar a palavra “NSA” o pesquisador está fazendo referencia à Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

“Ainda desconhecemos o alcance, mas centenas de milhares de computadores podem ter sido infectados, o ataque desta quarta-feira é muito maior que o WannaCry.”, disse Robert Holmes, da Proofpoint.

 

Foto: Google

Fonte: G1