A BIOS(Basic Input/Output System ou Sistema básico de entrada/saída) é um sistema de extrema importância nessa era de evolução e popularização dos computadores pessoais. Esse sistema será aposentado oficialmente a partir de 2020. A Intel já confirmou que planeja eliminar o suporte a tecnologia a partir de 2020 e recomenda que as pessoas comecem a migrar para a mais nova tecnologia no mercado, a chamada UEFI Class 3.

 

 

Mas o que é a BIOS? É uma Firmware(conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico) usada em computadores mais antigos e é responsável por realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização. Os computadores atuais adotaram um novo sistema de inicialização chamado UEFI(Unified Extensible Firmware Interface ou interface de firmware unificada e extensível), mas ainda trazem a BIOS pois existem softwares que dependem da tecnologia antiga.

 

 

No entanto, a Intel já publicou que deseja se “desapegar” dessa tecnologia ultrapassada e quer que os clientes também faça isso. A empresa irá abandonar o suporte a BIOS e exigir a utilização da UEFI Class 3, essa mudança irá atingir dos computadores pessoais até os processadores para datacenter.

 

 

 

 

Fonte: OD