Podemos dizer que Edward Snowden, é uma das principais figuras quando falamos sobre liberdades civis e vigilância de massa. As agências norte-americanas atuam para espionar desde alvos até cidadãos comuns. O cara, que agora está em asilo político na Rússia, está trazendo um aplicativo para você transformar o seu smartphone em um sistema de segurança.

Chamado “Haven”, o aplicativo é interessante para ser usado em um Android descartável (Chamado de burner) Sabe aquele aparelho Android que você não vendeu ao comprar um novo? Então, ele mesmo.

“Imagine que você tem um cão de guarda que você pode levar para qualquer hotel e deixar no seu quarto quando você sair. E esse cão é realmente inteligente e pode testemunhar e gravar tudo que acontece neste espaço”, resume Snowden.

Ou seja: o Haven vai transformar o seu celular em um dispositivo que pode gravar áudio ambiente e até bater fotos automaticamente para vigiar um cômodo. Isso significa que: se você deixar o celular guardando a sua sala, caso alguém entre enquanto o Haven estiver ativo, o celular poderá gravar tudo o que acontece e ainda capturar imagens.

Todas as gravações realizadas pelo Haven são enviadas para o seu smartphone principal ou notebook. É interessante notar que isso acontece via encriptação de ponta a ponta, como o app de mensagens Signal, também indicado por Snowden — o Tor (Onion Route) também é usado para mascarar a rede em que as informações são enviadas.

O Haven torna mais difícil silenciar cidadãos sem ser pego no ato

Para realizar essas ações, o Have usa as câmeras, microfones e acelerômetros do aparelho. Dessa forma, é possível captar até movimentos e distorções que aconteçam no entorno do celular.

“Nós desenvolvemos o Haven como ferramenta para jornalistas investigativos, defensores dos direitos humanos e pessoas em situação de risco. O Haven torna mais difícil silenciar cidadãos — por assaltos, buscas e prisões — sem ser pego no ato”, adicionou Snowden.

O Haven funciona em quais aparelhos? O app roda em celulares com Android 4.1, porém, não é interessante usá-lo no seu smartphone pessoal, isso porque a ideia é largar o dispositivo em um cômodo vazio. Seja um Android sobrando na sua casa ou um aparelho super barato, não importa: o Haven foi desenvolvido para funcionar nele.

 

Fonte:Tec Mundo