Apple em um bom futuro

Uma herança de Steve Jobs na forma de software está prestes a ficar disponível para todos de graça. O sistema operacional do computador Apple Lisa, desenvolvido por uma equipe liderada por Jobs na década de 1980, será liberado para download gratuito pelo Museu da História da Computação em 2018. De acordo com o Business Insider, o dowload do código-fonte aberto do sistema também vai incluir os programas originais pré-embarcados.

Lisa foi o primeiro modelo desktop a usar uma interface gráfica para o usuário. O sistema foi precursor do OS X, versão que, mais tarde, virou o macOS instalado atualmente em MacBooks e outros computadores da Apple.

Vários fatos marcantes na história de Steve Jobs e da Apple envolvem o sistemado Lisa. Apesar de ter sido utilizado no primeiro computador com interface gráfica, o alto preço de US$ 10 mil provocou vendas muito abaixo do esperado no lançamento, em 1983. Logo após o fracasso do produto, Jobs se envolveu no projeto do Macintosh, que se mostrou outra tentativa de computador com gráficos avançados, porém caro demais.

Discussões em torno do preço do Macintosh levaram a uma briga entre Jobs, o CEO John Scully e o conselho administrativo da Apple. A crise levou à saída de Jobs da empresa em 1985. Ele retornaria somente em 1996, liderando, mais tarde, os times que criaram o iPod, o iPhone e o iPad, entre outros projetos

Outra curiosidade está relacionada ao nome do software. Embora a nomenclatura oficial fosse uma sigla para Local Integrated System Architecture (Arquitetura de Sistema Integrada Localmente), tempos depois, Jobs confessou ao biógrafo Walter Isaacson que se tratava, na verdade, de uma homenagem à sua filha mais velha, Lisa Nicole Brennan-Jobs. O empresário demorou anos para reconhecer a paternidade da criança.

O software do Lisa tinha caráter revolucionário para os padrões da época: microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, o PC tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25″ de 871 KB.

O código-fonte estará disponível para baixar de graça em 2018 no site oficial do Computer History Museum. A data exata ainda não foi divulgada.

Fonte: TT