Para armazenar bitcoins e comprar ou vender a moeda virtual, é preciso ter uma carteira de bitcoin. Ela é uma chave criptografada, com a qual é possível acessar os endereços das moedas e realizar transações. Todo o processo fica registrado no Blockchain, espécie de registro geral do bitcoin, e as informações de transferência ficam armazenadas na carteira.

Como comprar e vender bitcoins no Brasil

 

Cada carteira é composta por duas chaves: uma pública e uma privada. A chave pública é um código gerado por meio de uma função matemática, que será o seu “endereço” no universo bitcoin, enquanto a chave privada é um número secreto, uma senha, que permite que os bitcoins sejam gastos. Ela está matematicamente ligada à chave pública. Existem carteiras móveis, de hardware e até de papel. Neste tutorial, o TechTudo te ensina a criar uma carteira usando o site bitadress.org.

Como criar uma carteira

Passo 1. Acesse o site BitAdress (www.bitaddress.org). No rodapé da página, clique em “Zip” para baixar o código do BitAdress. Isso é importante para que você consiga gerar sua carteira offline, com mais segurança;

Passo 2. Abra a pasta zip baixada;

Passo 3. Desative a conexão do seu computador com a Internet. Vale ressaltar que é mais seguro gerar sua carteira offline;

Passo 4. Na pasta baixada, selecione o arquivo com extensão HTML, que abrirá automaticamente no seu navegador padrão;

Passo 5. Passe o mouse pela tela para que o site gere uma combinação aleatória de números e letras;

Se você preferir, pode ajudar na geração dos números digitando uma combinação de caracteres na caixa de texto;

Passo 6. Sua carteira foi gerada. A combinação de números e letras à esquerda é a sua chave pública e a combinação à direita é sua chave privada.

Atenção para os seguintes pontos:

  • Não passe sua chave privada para ninguém. Qualquer pessoa com acesso a ela pode sacar seu saldo de bitcoins, sem precisar de mais nenhuma informação.
  • Se você perder sua chave privada, perderá acesso aos seus bitcoins. Não há como recuperá-la.
  • Verifique os alertas de segurança no rodapé da página: eles vão te mostrar dados sobre conexão e testes de criptografia. O ideal é que sejam exibidos três símbolos de check, como na imagem abaixo. Caso algum deles seja um ícone de ponto de exclamação (!), uma mensagem aparecerá indicando o que pode estar sendo considerado inseguro.

  • Caso você prefira gerar sua carteira online em vez de baixar o código do BitAdress, basta acessar o site e seguir os passos a partir do número 5. Nesse caso, garanta que você está gerando sua carteira em uma conexão segura. Para isso, confirme que o https esteja ativado e o sinal do cadeado fechado esteja aparecendo.

Fonte: TT