Projeto prevê stylus capaz de facilitar a rolagem da tela por meio do toque

Microsoft registrou, na última quinta-feira (15), uma patente que pode melhorar o uso de canetas digitais stylus. De acordo com a descrição do produto, uma futura Surface Pen poderia contar com um clipe de formato semelhante ao da letra “U”, que seria usado para simular a roda de “scroll” de um mouse. Assim, ficaria mais fácil rolar páginas para cima ou para baixo, bem como aumentar ou diminuir o zoom na tela do dispositivo touch.

Segundo os desenvolvedores, a tecnologia poderia fazer com que alguns usuários prefiram o uso da caneta em vez do mouse para interagir com o computador.

O clipe de uma caneta tem como objetivo geral auxiliar na fixação do objeto em locais como, por exemplo, o bolso de uma camisa ou mochila. No caso da patente, porém, o detalhe contaria com um material condutor interno que se conecta a um sensor capaz de detectar as mudanças elétricas decorrentes do toque – o que geraria o movimento no display.

Vale lembrar, porém, que a patente não garante a chegada da novidade às prateleiras. No documento, os desenvolvedores assinalam que, ao adicionar a ferramenta em canetas do tipo stylus, o usuário de dispositivos compatíveis poderia preferir o seu uso ao do mouse para interagir com o PC.

Canetas do tipo stylus são utilizadas em diversos tipos de eletrônicos, desde videogames portáteis até computadores. Com a chegada de telas touchscreen aos smartphones e tablets, o produto se popularizou. No entanto, desde o lançamento do primeiro Apple iPhone, com tela multi touch, em 2007, seu uso perdeu boa parte da relevância.

Fonte: TT