A inteligência artificial é uma área de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais gerar mecanismos e/ou dispositivos que consigam basicamente reproduzir a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas.

Esta, vem se revelando em nossos dias cada vez mais. Já foi falado diversas vezes sobre como ela vai ser utilizada pela saúde, porém, saiba que não apenas com robôs, mas sim utilizada para fornecer aos profissionais da saúde novos pontos de visita em tratamentos e solucionar grandes desafios nesse campo. Dessa forma, a inteligência artificial pode criar formas inéditas de medir o estado físico e emocional das pessoas, além de claro, melhorar o atendimento.

Os dados digitalizados, que na área da saúde são tornados anônimos para preservar a privacidade do paciente, passaram a ser o principal medicamento no combate e prevenção de doenças. Isso porque os dados digitalizados permitem que os algoritmos de inteligência artificial descubram novas informações que irão guiar os tratamentos mais apropriados. Dessa forma, a inteligência artificial hoje já pode ser utilizada para dizer quando o paciente está ficando doente mesmo antes do aparecimento de sintomas.

Esclarecendo, imagina um médico poder prever uma doença ainda em tempo para o devido tratamento evitando resultados negativos? Isso é possível. Indicando quais os possíveis sintomas que o paciente está passivo a ter. A ferramenta analisa milhares de dados e aciona alertas que ajudam as equipes de atendimento do centro hospitalar a cuidar do paciente antes que o pior aconteça.

Outra inovação com grande potencial de impacto na área da saúde surge da combinação entre análise genética e inteligência artificial. Essa combinação pode trazer resultados sem igual em exames de sangue, assim ele consegue ler o nosso sistema imunológico funcionando como um registro geral de doenças.

Dessa forma, a inteligência artificial se classifica muito além de robores.

Fonte: Uol, CM tecnologia