Uma empresa americana está desenvolvendo um projeto que visa a utilização de robôs para um sistema de entrega de compras.

Este sistema foi testado na Alemanha, Suíça e Reino Unido e agora está em fase de teste nos Estados Unidos. Os robôs são capazes de carregar três sacolas cheias enquanto deslizam pelas ruas, sua velocidade nesta situação é de cerca de 6,5 km/hr, seu peso sem as sacolas é de 18 quilos.

Para enfrentar as ruas o robô é equipado com um sensor para desviar dos obstáculos  e nove câmeras para que se necessário um operador possa monitorar a entrega.  Como estão em fase de testes os robôs são monitorados constantemente enquanto estão em operação nas ruas. Mas sua fabricante afirma que 99% das máquinas ficarão autônomas, ou seja, sem a necessidade que uma pessoas fique controlando.

Esse serviço é focado em áreas residenciais e entregas simples, como lojas, supermercados ou até mesmo restaurantes que queiram fazer uso desse novo sistema de entrega.

Com a velocidade já determinada os robôs são capazes de percorrer cerca de cinco quilômetros em trinta minutos, outra vantagem desse serviço é que nas calçadas lugar onde o robô irá trafegar não tem trânsito logo não existiria atrasos nas entregas por este motivo.

Quando o consumidor ativar este modo de serviço pelo aplicativo ele também pode escolher o horário da entrega, para coincidir com o seu próprio horário, a taxa de entrega será de 1 dólar por viagem.

Para a segurança das próprias máquinas serão implantados sistemas de localização, e alarmes meios de proteção contra possíveis furtos e vandalismo.