Primeiro a Nintendo começou com uma humilde empresa de jogos no final dos anos 1800.

E acabou salvando a indústria de videogames de um fiasco financeiro no inicio dos anos 80. Desde então a Nintendo começou uma ilustre historia e passou a se tornar indiscutivelmente o fabricante de console mais importante de todos os tempos.  Vamos dar uma volta no tempo e relembrar os destaques de hardware da consola da empresa.

  1. Jogo de Tv em cores

O primeiro videogame da Nintendo era uma serie de cinco sistemas chamados Color TV- Game.  Feito parceria com a Mitsubishi e foi vendido exclusivamente no Japão. O primeiro modelo foi estreado em 1977  como o color TV-Game 6. O controle era os botões giratórios.

color-tv-game-2

  1. Computador de Família

Em 1983 a Nintendo lançou seu Family Computer no Japão, ele recebia um redesenho significativo e mais tarde foi reconhecido como o Nintendo Entertainment System.

Na parte frontal de áudio, o vídeo game ofereceu canais de som extra em comparação com o seu subsequente sistema de entretenimento Nintendo contrapartida.  O sistema também suportava dois controladores e tinha ranhuras em ambos os lados que permitiam aos jogadores armazenar os controladores quando não estavam em uso. Os controladores retangulares apresentaram um D-pad, dois botões de face, juntamente com os botões Start e Select e foram inspirados pelo design dos sistemas portáteis portáteis da Game & Watch. O controlador do jogador 2 tinha um microfone embutido que foi usado em um punhado de jogos, incluindo o original Legend of Zelda. O sistema exibisse uma resolução de 256×240 e produzisse 48 cores juntamente com seis variações de cinza.

Competiu conta: Atari 7800, Sega Master System

famicom-console-compact_7c72

  1. Sistema de disco de computador familiar

Em fevereiro de 1986 a Nintendo lançou um complemento periférico para o Famicom (Computador de família) suportando disquete de 2.8×3-inch. O disponível foi um sucesso comercial e vendeu 4.44 milhões de unidades.

Os discos poderiam conter até 112KB de dados, mas muitos jogo exigem que os usuários troquem os discos para acessar a capacidade de armazenamento total da mídia. Alguns jogos exigiam dois discos.  Com isso os usuários poderiam salvar estado do jogo e reescrever seus jogosem stands em lojas convenientes por um custo menor do que os cartuchos de preço cheio. Os jogos de cartão de disco também eram mais baratos do que os seus equivalentes de cartucho.

fully-working-nintendo-famicom-console-disk-system-5-game-set-hvc-001-nes-ae70eff34c97e8e2521c16fb93ef35b4

  1. Twin Famicom

Em 1986, Sharp saiu com seu sistema Twin Famicom. Licenciado pela Nintendo, combinou o Famicom eo Disk System em um único dispositivo.

twin-all

 

  1. Sistema de Entretenimento Nintendo

O Famicom finalmente lançado nos Estados Unidos foi o primeiro Nintendo lançamento fora do Japão, em 1985.

O NES (Nintendo Entertainment System) usou um chassi novo que era diferente dos fabricados no Japão. Esse último apresentava uma ranhura de cartucho com “força de inserção zero” acoplada a uma porta virada para cima. O problema era que os pinos do conctor interno do sistema ficava dobrados após o uso repetido. O Slot também foi muito suscetível a poeira. Esses problemas acabou impedindo que  Muitos jogos não inicializar corretamente ao longo do tempo. Os usuários sopraram em seus cartuchos em uma tentativa de atenuar o problema.

5f45efe1604b262f6f960a71f18f52d5

 

  1. Nintendo Entertainment System (Modelo NES-101)

Nintendo lançou uma versão menor do NES em 1993 por US $ 49,99. Ele usou o mesmo processador Ricoh 2A03 como o console original, mas foi menos caixa e apresentou um slot de cartucho de carregamento superior, que abordou as questões de inserção do sistema original.

O modelo NES-101 era um sistema RF-only e removeu a luz do diodo emissor de luz do poder do sistema original e as portas compostas do RCA. Também introduziu um controlador inspirado no SNES que usava bordas mais arredondadas.

300px-nes-101-console-set

 

  1. Super Famicom

Antes de haver o Super Nintendo, havia o Super Famicom. O console inicialmente lançado no Japão em 21 de novembro de 1990 para 25.000 ienes. Nintendo manteve a mesma caixa quando lançou o console na Europa e Austrália. O Super Famicom caracterizou cantos mais arredondados do que sua variante norte-americana subsequente e caracterizou tons cinzentos escuros.

super-famicom-console

  1. Super Nintendo

O super Nintendo foi lançado em 1991 e foi vendido mais na Europa, onde seu antecessor não estava amplamente disponível. Com isso se tornou o console mais vendido de sua geração e movimentou 49.1 milhões de unidades.

Esteticamente, o SNES usou um design predominantemente cinza, boxy. Seu poder deslizante roxo e interruptores da restauração deram-lhe um dom brinquedo-como, entretanto. O console também tinha um botão de ejeção de cartucho.

O SNES negociado no design retangular do controlador NES para um com bordas mais redondas.Ele também tinha X e Y face botões e um par de ombro botões.

snes

  1. Nintendo 64

A consola Nintendo 64 lançado no Japão em 1996, Enfrentou uma forte concorrência da Sony e do seu console PlayStation. Lançado um ano e meio no japão. O N64 não foi um sucesso quando o seu antecessor.

Com o N64 foi lançado um novo controlador que apresentava um design único de três pontas. O controlador lançado em cinza, mas finalmente chegou a uma ampla variedade de cores.

nintendo-64

  1. 64DD

No Japão, a Nintendo lançou o add-on 64DD para a Nintendo 64 em 1999. O “DD” significava “drive dinâmico” e visava transformar o console em uma estação de trabalho multimídia com recursos da Internet através de um serviço chamado Randnet. Após as vendas mornas, Nintendo terminou o dispositivo em 2001.

nintendo-64dd-console-930x617

  1. Game Cube

O GameCube foi lançado no Japão em 2001. Ele foi baseado em uma arquitetura RISC simples, que a Nintendo implementou na esperança de ganhar de volta desenvolvedores de terceiros que tinha perdido com o N64. O sistema também apresentava 43MB de RAM e usava o chip gráfico da ATI, Flipper, com clock de 162MHz. Com ele, o GameCube foi capaz de produzir uma resolução de 640x480p. O GameCube não apresentava um disco rígido interno, que o concorrente da Microsoft oferecia no momento; Ele confiava em cartões de memória.

cube 

  1. Panasonic Q

Uma das críticas contra o GameCube era que ele não podia reproduzir DVDs, então a Panasonic, que trabalhou em parceria com a Nintendo para criar seus GameCube Game Discs, lançou o Panasonic Q em 2001. O sistema permitiria que você jogasse filmes de DVD além Para jogos GameCube. Foi vendido somente em Japão e era um flop comercial; Panasonic interrompê-lo em 2003.

250px-panasonic-q-console-set

  1. Wii

A Nintendo Lançou seu console Wii em 2006 com ele a Nintendo popularizou os controles de movimento com seus controladores Wii Remote e Nunchuck. O Bluetooth detectou movimento em três dimensões usando acelerômetros embutidos acoplados a um sensor de detecção de infravermelho. O wii Foi elogiado com uma grande peça de mostruário para controladores de movimento da Nintendo, e fora do Japão, o jogo foi empacotado com o sistema. A Nintendo não só conseguiu manter a tendência para baixo, mas vendeu mais de 10,1 milhões de unidades em todo o mundo, tornando-se o console mais vendido da Nintendo até hoje.

vg-consoles-01-lg

  1. Wii Mini

O Wii Mini foi uma versão redesenhada do Wii para ser uma opção de console mais acessível para o Wii U. Ele estreou no Canadá em dezembro de 2012 e mais tarde lançado na Europa E os Estados Unidos. O Wii Mini apresentava um chassi redesenhado menor que incorporava uma unidade óptica de carregamento superior. Ele também removeu vários recursos, incluindo S-Video, compatibilidade GameCube, conectividade on-line, slot para cartão SD, suporte Wi-Fi e uma porta USB

.wii-mini

  1. Wii U

Depois do sucesso do wii, a Nintendo lançou o seu Wii U console em novembro de 2012. O console vendeu 13,3 milhões de unidades, o que torna o console mais vendido da Nintendo até o momento. As especificações do sistema foram co-desenvolvidas pela Nintendo, AMD, IBM e Renesas. O Wii U apresentava o processador Espresso da IBM com clock de 1,24 GHz, e foi acoplado por 2GB de RAM DDR3. Para gráficos, a AMD desenvolveu sua GPU Latte com clock de 550MHz. O console também é compatível com o Wii.

wii_u_white

  1. Interruptor

A nitendo vai lançar a sua chave de console dia 03 de março de 2017. Com um touchscreen de 6.2 polegadas e 720p

O switch também tem um controlador Joy-Con da Nintendo que podem ser conectados ou desconectados nos dispositivos. Segundo a Nintendo os controles possuíram “HD rumble” que fornecerá um nível sem precedentes de feedback hadtic.

nitendo-switch-lancamento-2017-624x624

 

 

Fonte: gamespot